Malês: A Saga da Revolta Escrava Chega a Belém em Pré-Estreia Imperdível

Facebook
X
WhatsApp
Telegram
© Ilustrção Harper's Weekly/Arquivo
© Ilustrção Harper's Weekly/Arquivo

O aguardado filme “Malês”, dirigido e estrelado por Antônio Pitanga, terá uma sessão especial de pré-estreia em Belém, Pará, nesta terça-feira (16), no Cine Líbero, às 19h30. O renomado cineasta estará presente para prestigiar a exibição. Os ingressos estarão disponíveis para compra na bilheteria do cinema, a partir de uma hora antes do início da sessão.

Após uma trajetória de sucesso em diversos festivais de cinema e exibições exclusivas em cidades como Brasília e Rio de Janeiro, “Malês” finalmente chega às telas paraenses. A obra cinematográfica mergulha nos eventos históricos da Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas na história do Brasil, ocorrido em 1835, em Salvador, Bahia.

A trama acompanha a jornada de uma jovem mulher muçulmana, interpretada pela atriz Samira Carvalho, que é brutalmente separada de sua terra natal africana, no dia de seu casamento. Junto com seu noivo, ela é trazida para o Brasil como escrava e encontra-se envolvida na insurreição.

Liderada por africanos muçulmanos, conhecidos como malês, a rebelião eclodiu no final do Ramadã, o mês sagrado islâmico. A história retrata a luta desses indivíduos por liberdade e justiça em um contexto de opressão e desigualdade.

O filme presta homenagem a figuras históricas reais que desempenharam papéis cruciais na revolta, incluindo Pacífico Licutan, interpretado por Antônio Pitanga. Licutan, um dos líderes do levante, defendia a união de diferentes tribos e religiões como um fator essencial para o sucesso da revolta e o fim da escravidão.

Após a exibição especial em Belém, “Malês” tem estreia oficial nos cinemas de todo o país agendada para o dia 2 de outubro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

ANÚNCIOS

// bombando!

// Veja também