O Ministério da Cultura (MinC) anunciou o lançamento de uma chamada pública com o objetivo de realizar um amplo mapeamento de espaços públicos de exibição cinematográfica em todo o território nacional. A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
A ação convida gestores de espaços localizados em universidades, institutos federais de ensino e museus a cadastrarem seus respectivos locais. A participação também está aberta a administradores de espaços culturais que foram beneficiados com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O principal objetivo desta chamada pública é pavimentar o caminho para a criação da Rede de Salas Públicas de Cinema, uma iniciativa ambiciosa que visa ampliar e democratizar o acesso à vasta produção audiovisual brasileira para um público mais amplo e diversificado.
Por meio deste mapeamento detalhado, serão coletadas informações cruciais sobre a infraestrutura existente, os modelos de gestão adotados e a programação oferecida por esses espaços de exibição, fornecendo um panorama completo da situação atual.
Com base nas informações coletadas, o Ministério da Cultura espera desenvolver e implementar ações mais eficientes e direcionadas para a adaptação e modernização dessas salas, garantindo que elas possam atender às demandas do público e do setor audiovisual.
O período de cadastro já está aberto e se estenderá até o dia 19 de setembro. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no endereço mapa.cultura.gov.br.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br