Fullgás: CCBB BH Revive Anos 80 em Exposição Gratuita Até Novembro

Facebook
X
WhatsApp
Telegram
Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br
Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Uma viagem visual e sonora pela década de 1980 no Brasil aguarda os visitantes no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Belo Horizonte. A exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil” apresenta um panorama da produção artística da época, marcada por transformações políticas e culturais.

Inspirada na canção de Antonio Cícero e Marina Lima, a mostra reúne cerca de 300 obras de mais de 200 artistas brasileiros de diversas regiões. As peças expostas estabelecem um diálogo com elementos da cultura pop, como televisão, quadrinhos, revistas e a música que embalou a geração dos anos 80.

A exposição está dividida em cinco núcleos, cada um batizado com o nome de uma música da época, buscando representar diferentes aspectos da década. Segundo o curador Raphael Fonseca, os núcleos abordam temas como a vida urbana e a política (“Que país é esse?”), o prazer e a luxúria (“Sair com beat acelerado”), o futurismo oitentista (“Diversões eletrônicas”), a ecologia (“Pássaros na garganta”) e a efemeridade da vida e o fim da geração 80 (“O tempo não para”).

Entre os artistas presentes na exposição, destacam-se nomes como Beatriz Milhazes, Leonilson e Leda Catunda. A artista carioca Adriana Varejão participa com a obra abstrata “O Dilúvio”, de 1985, um marco no início de sua trajetória como pintora. Varejão descreve o processo criativo da obra, revelando a busca por uma linguagem própria através da experimentação com a tinta sobre a tela.

Com um retrato visual da redemocratização do país e embalada por uma trilha sonora nacional, a exposição “Fullgás” permanece em cartaz no CCBB de Belo Horizonte até o dia 10 de novembro, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pelo do CCBB. A visitação acontece de quarta a segunda-feira.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

ANÚNCIOS

// bombando!

// Veja também