Agricultores familiares de diversas regiões do país foram beneficiados neste mês com a expansão da lista de produtos contemplados com bônus de desconto no pagamento de parcelas de crédito rural, via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Vinte novos produtos foram incluídos na relação, abrangendo diversas culturas e estados.
Entre os produtos que passaram a ter direito ao benefício, destacam-se: açaí, alho, banana, cana-de-açúcar, cará (inhame), cebola, feijão, feijão-caupi, laranja, raiz de mandioca e o trigo. Produtores de dez estados que cultivam múltiplas culturas, incluindo feijão, leite, mandioca e milho, também serão beneficiados.
A iniciativa integra o Programa de Garantia de Preço para a Agricultura Familiar (PGPAF), cujo objetivo é amparar os produtores em situações de queda nos preços de mercado, quando estes ficam abaixo do valor de garantia estipulado para cada cultura. A lista atualizada é válida entre 10 de setembro e 9 de outubro de 2025.
Os descontos são calculados com base nos valores de mercado divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento e são validados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Os bônus são aplicados por estado, com base nos preços praticados no mês anterior, agosto.
Os percentuais de desconto concedidos aos agricultores familiares no pagamento de parcelas ou na liquidação de operações de crédito rural do Pronaf variam de acordo com a diferença entre os preços médios de mercado e os valores de garantia definidos para as culturas pelo PGPAF.
Neste mês, produtores de cará, da agricultura familiar no Paraná, contam com o maior bônus de desconto, atingindo 59,52%. Já os produtores de cana-de-açúcar na Bahia têm o menor desconto, de 0,47%.
Em contrapartida, a batata-doce, o arroz (TO), a banana (TO, SC e GO), a cana-de-açúcar (MA) e o mel de abelha (PI e RS) foram retirados da lista para este período.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br