Começou nesta segunda-feira, 15 de setembro, a fase de matrículas para as candidatas aprovadas na edição especial do Programa Social CNH Pai D’égua, voltada para mães atípicas. Ao todo, 600 candidatas das regiões do Marajó, Abaetetuba, Capanema, Paragominas e Tucuruí, além de municípios vizinhos, foram selecionadas.
O período de matrícula se estende até o dia 19 de setembro, com atendimento das 9h às 12h e das 13h às 16h. As candidatas aprovadas devem comparecer às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) correspondentes, observando o dia e horário indicados no passaporte de matrícula, que está disponível no do Detran.
Segundo a presidente da Comissão do Programa CNH Pai D’égua, Ana Carolina Sampaio, a programação do período de matrículas foi pensada para oferecer um atendimento exclusivo e humanizado às participantes.
Nesta edição especial, cerca de 4 mil mulheres em todo o Pará serão beneficiadas. O objetivo da iniciativa é expandir o alcance do programa, oferecendo a primeira habilitação gratuita para milhares de mulheres, facilitando o acesso a atividades cotidianas como consultas médicas, terapias e compromissos escolares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a autonomia das famílias.
Para efetuar a matrícula, as candidatas devem apresentar os seguintes documentos (originais e cópias) nas Ciretrans: Carteira de Identidade ou documento equivalente; CPF; Comprovante de residência recente (emitido nos últimos 90 dias); Declaração ou certificado de escolaridade de nível fundamental (emitido pela Seduc ou equivalente de outro estado); Certidão Negativa de Antecedentes Criminais da Polícia Civil do Pará e laudo médico do(s) filho(s), contendo o diagnóstico (CID), emitido por profissional do SUS.
O Detran enfatiza que o laudo médico deve indicar o nome completo do paciente, o diagnóstico com o respectivo CID e a data de emissão. A autarquia ressalta que a matrícula é uma etapa fundamental para dar início ao processo de habilitação, que inclui exames obrigatórios e o começo das aulas no Centro de Formação de Condutores.
A lista de candidatas contempladas pelo CNH Pai D’égua – Edição Mães Atípicas abrange mulheres de mais de 80 municípios do estado, incluindo Afuá, Anajás, Augusto Corrêa, Abaetetuba, e muitos outros.
Serviço:
Período de matrícula: 15 a 19 de setembro
Horário: 9h às 12h e 13h às 16h
Local: Ciretrans, conforme agendamento no passaporte de matrícula ( do Detran)