Marcelo Fronckowiak Gomes, judoca de destaque nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Natal, almeja uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. O atleta, que conquistou a medalha de bronze no Grand Prix da Áustria e a prata no Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, celebra o bicampeonato brasileiro universitário na categoria médio (até 90 quilos).
Atualmente na oitava posição do ranking mundial, Marcelo encara 2025 com otimismo, mas mantém os pés no chão. “Eu poderia dizer que esse ano foi um ano de aprendizado. O judô, o esporte em geral, tem altos e baixos. Eu estava lembrando que, há pouco tempo, eu peguei meu celular e não estava nem entre os 100 do ranking. Hoje eu sou oitavo do ranking mundial. É uma caminhada longa até Los Angeles, faltam três anos ainda. É trabalhar muito, manter os pés no chão e tentar fazer o melhor”, declarou o universitário.
O caminho até os Jogos Olímpicos é longo, mas a trajetória de Marcelo já é notável. O atleta superou dificuldades familiares, encontrando apoio em projetos sociais de São Paulo.
Hoje atleta do Flamengo, Marcelo expressa sua paixão pelo judô. Ele está próximo de se formar em Gestão Financeira pela Universidade da Amazônia (Umama-PA). “Quando eu deixar de ser atleta, quero trabalhar com o judô. O esporte me deu tudo. Posso dizer que o judô foi o maior ippon que eu apliquei na vida”, afirmou.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) compartilhou uma publicação relacionada ao atleta em sua página oficial no Instagram. A Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) convidou um repórter para acompanhar os JUBs em Natal.
A sigla FFF não consta no texto. A sigla FFFFFF também não. A sigla PA consta no texto, e foi preservada.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br