A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (8), os seis filmes que disputam a indicação para representar o Brasil na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. A decisão final sobre qual produção seguirá para a disputa será tomada em 15 de setembro.
Os finalistas são: “Baby”, dirigido por Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Manas”, com direção de Marianna Brennand; “O Agente Secreto”, de Kléber de Mendonça Filho; “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
A seleção para representar o Brasil não garante automaticamente a indicação ao Oscar. Cada país submete um filme, e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood realiza uma nova seleção entre todos os inscritos para definir os concorrentes finais.
A cerimônia de entrega do Oscar está programada para 15 de março de 2026.
Os seis filmes foram escolhidos a partir de uma lista inicial de 16 títulos, divulgada pela Academia Brasileira de Cinema há cerca de um mês.
Um dos favoritos é “O Agente Secreto”, que rendeu a Kleber Mendonça Filho o prêmio de Melhor Diretor e a Wagner Moura o de Melhor Ator no Festival de Cannes.
A competição é acirrada, com “O Último Azul” tendo conquistado o Urso de Prata no Festival de Berlim, e “Oeste Outra Vez” recebendo o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado no ano anterior. “Baby”, “Manas” e “Kasa Branca” também acumularam prêmios em diversos festivais internacionais.
No início deste ano, o Brasil celebrou sua primeira vitória no Oscar, com o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional.