Círio 2025: esquema de segurança terá mais de 12 mil agentes

Facebook
X
WhatsApp
Telegram
O Liberal
O Liberal

Um vasto contingente de 12.240 agentes de segurança pública, abrangendo esferas estadual, municipal e federal, além de 892 viaturas, será mobilizado na “Operação Círio 2025”. O objetivo principal é garantir a segurança dos turistas e romeiros que participarão das festividades religiosas. As ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) terão início nesta terça-feira, 6 de outubro, e se estenderão até o dia 29 de outubro.

A programação para este ano inclui um total de 28 eventos, entre atividades religiosas, manifestações artísticas e celebrações culturais, que ocorrerão durante a quadra nazarena. Dentre os eventos programados, destacam-se 14 procissões, nove missas relacionadas ao Círio e cinco eventos artístico-culturais, incluindo a Festa da Chiquita, o Arrastão do Arraial do Pavulagem, o Encontro de Tambores e o Auto do Círio.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, enfatizou a amplitude da operação: “Essa é uma das maiores operações da segurança pública, que integra um conjunto de ações com os órgãos federais e municipais, assim como com órgãos de saúde e assistência para que todos os romeiros, turistas e a população possam aproveitar esse momento de fé e de festividade do paraense.”

As equipes de segurança estarão também envolvidas no apoio aos “Peregrinos de Nazaré”, colaborando com a Diretoria da Festa. Haverá presença das forças de segurança tanto na rodovia BR-316 quanto na Alça Viária, oferecendo assistência, segurança e suporte logístico aos fiéis que se dirigem à Basílica de Nazaré a pé ou de bicicleta.

A ação incluirá 28 postos de apoio, onde serão oferecidos alimentação, hidratação, assistência médica e, em alguns locais, hospedagem aos romeiros. As equipes estarão posicionadas nos pontos de apoio para os Peregrinos de Nazaré, auxiliando e garantindo a segurança dos que cumprem suas promessas caminhando pelas PAs, BR-316 e Alça Viária. O apoio da segurança pública nesses locais se estenderá até o dia 11 de outubro.

As ações de segurança e logística coordenadas pela Segup incluem policiamento ostensivo e preventivo nas ruas onde ocorrem as procissões e nas áreas de maior concentração de pessoas. O patrulhamento fluvial e aéreo será realizado pelos agentes do Grupamento Fluvial e Aéreo de Segurança Pública. Agentes estarão distribuídos em pontos de observação ao longo dos traslados, além de equipes de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas e busca e captura de foragidos da Justiça.

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) será instalado na Travessa Quintino Bocaiúva, no “Largo do Redondo”, para monitorar as principais procissões do Círio. As equipes integradas acompanharão a movimentação dos romeiros em tempo real por meio de câmeras de videomonitoramento. Objetos e documentos perdidos poderão ser entregues no CICC Móvel.

O Corpo de Bombeiro Militar também estará presente com sua unidade móvel de atendimento, próxima ao Teatro da Paz, na Praça da República, prestando serviços de urgência e emergência, apoio a crianças perdidas e atendimento geral à população.

Durante o Círio Fluvial, as equipes de segurança apoiarão a Marinha do Brasil no patrulhamento e fiscalização das embarcações. O percurso fluvial contará com pontos de extração para auxiliar as embarcações em caso de emergências.

As equipes de segurança também estarão presentes para a fiscalização das motos que participam do cortejo da Moto Romaria, verificando equipamentos de segurança obrigatórios. Serão instalados 20 pontos de observação no percurso das principais romarias, com agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Mais de 60 pontos de bloqueio estarão sendo fiscalizados, especialmente nas vias do traslado das principais procissões.

Fonte: www.oliberal.com

ANÚNCIOS

// bombando!

// Veja também