A realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém está impulsionando a criação de novos espaços turísticos e a execução de obras de infraestrutura na cidade. Além das intervenções diretamente ligadas à conferência, investimentos em mobilidade urbana e macrodrenagem prometem deixar um legado duradouro para a população.
Mais de 30 obras estruturantes, somando um investimento de R$ 4,5 bilhões, foram realizadas para preparar a cidade para o evento. Entre as iniciativas do governo do Estado, destaca-se o Parque Linear da Nova Doca, entregue no bairro do Reduto. O espaço oferece lazer, prática esportiva, convivência social, contato com a natureza e gastronomia, com quiosques ao longo de 1,3 quilômetro de extensão.
Outro ponto de destaque é o Parque da Cidade, que após sediar as estruturas da Blue Zone e da Green Zone da COP30, será reaberto à população com quadras poliesportivas, pista de caminhada, ciclovia, pista de skate, playground infantil, área pet, quiosques, food trucks e áreas verdes.
O novo complexo Porto Futuro, outro legado da COP, integra o Museu das Amazônias, o Armazém da Gastronomia, o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia e a Caixa Cultural. O espaço visa ampliar o lazer, impulsionar o turismo e fortalecer a indústria criativa no Estado.
Na área de mobilidade urbana, cinco viadutos foram entregues na Região Metropolitana de Belém (RMB) para melhorar o fluxo de veículos: na BR-316 com a avenida Ananin, em Ananindeua; na BR-316 com a Alça Viária, em Marituba; na BR-316 com a avenida Independência, em Ananindeua; na avenida Mário Covas com a avenida Três Corações, em Belém; e na avenida Mário Covas com a avenida Independência, também na capital.
A nova ponte, que facilita o acesso ao Parque da Cidade a partir do Porto de Outeiro, é outro investimento importante. A estrutura agiliza o acesso para participantes da conferência, incluindo delegações que estarão hospedadas em navios atracados no distrito.
Além disso, foi entregue o Terminal Hidroviário da Tamandaré, com capacidade para receber até 50 embarcações diariamente, beneficiando 500 passageiros por dia. O terminal será uma nova opção de saída de embarcações de Belém para Barcarena e ilha do Combu.
Na área de macrodrenagem, o governo do Pará realizou intervenções em diversos canais em Belém, impactando diretamente na infraestrutura urbana, na prevenção de alagamentos e na qualidade de vida da população. As ações estruturantes abrangem também intervenções nas bacias do Murutucu, Tamandaré e Una.
A intensificação de obras de pavimentação asfáltica, através do programa “Asfalto COP 30”, realizado por meio de um convênio com a Itaipu Binacional, também contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.
Fonte: www.oliberal.com