Audiência do brasileirão feminino salta 41% na tv brasil e rncp

Facebook
X
WhatsApp
Telegram
© Rafael Ribeiro/CBF
© Rafael Ribeiro/CBF

A final do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, que coroou o Corinthians como campeão, alcançou um pico de 228.697 telespectadores em todo o país. A transmissão, que contou com a participação do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, registrou um alcance individual de 152.039 e uma audiência média domiciliar de 0,13. Em comparação, a final de 2024 teve uma média de 0,11, alcançando 121.776 indivíduos.

Os dados foram apurados pela Kantar Ibope Media e referem-se à transmissão realizada pela TV Brasil e pela Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) no dia 14 de setembro.

Na RNCP, a final foi exibida por 11 das 13 emissoras monitoradas, alcançando uma média de 0,12, considerando o jogo e a cobertura pré e pós-transmissão. Em 2024, nove emissoras transmitiram a final, atingindo 166.265 indivíduos.

De acordo com a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, a TV Brasil e a RNCP celebram os resultados. Ela ressalta que as transmissões não apenas levam o esporte a milhares de lares, mas também reforçam a importância da visibilidade e do protagonismo das mulheres no futebol.

O levantamento considerou os seguintes mercados: TV Brasil (RJ, SP e DF), Grande Florianópolis (TV UFSC), Grande Goiânia (TV UFG), Grande Recife (TVU), Manaus (TV Encontro das Águas), Grande Porto Alegre (TVE), Grande Salvador (TVE Bahia), Grande Belém (TV Cultura do Pará), Grande Fortaleza (TV Ceara), Grande Belo Horizonte (Rede Minas) e Grande Vitória (TVE Espírito Santo).

Além da Série A1, a TV Brasil exibiu as séries A2 e A3 do Brasileirão Feminino de Futebol, assim como as categorias Sub-20 e Sub-17. A emissora também transmitiu a Conmebol Copa América de Futebol Feminino. Ao longo de 2025, foram mais de 130 horas de jogo, abrangendo mais de 30 estádios e contabilizando mais de 170 gols.

O Brasileirão Feminino Série A1 teve um aumento de 23% na audiência média em comparação ao ano anterior, com destaque para as praças do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessas localidades, o aumento da audiência foi acompanhado por um crescimento de 11% no alcance médio (de 122 mil domicílios por jogo para 135 mil) e um aumento de 16% no tempo médio domiciliar, representando uma média de quase 4 minutos a mais por partida, passando de 24 minutos para 28 minutos.

Com a participação da RNCP, o campeonato registrou um aumento de 41% na audiência, atingindo mais de 3,6 milhões de indivíduos em comparação com os 2,7 milhões de 2024. Os dados indicam que o futebol feminino está ganhando cada vez mais espaço e visibilidade no país.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

ANÚNCIOS

// bombando!

// Veja também