Academia evangélica do pará celebra dia da reforma protestante

Facebook
X
WhatsApp
Telegram
Vito Gemaque e Gabriel da Mota
Vito Gemaque e Gabriel da Mota

A Academia Evangélica de Letras do Pará (Aelpa), composta por 72 teólogos, escritores e líderes de diversas instituições evangélicas, realizará um evento comemorativo ao Dia da Reforma Protestante. A celebração acontecerá no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém, nesta quinta-feira, a partir das 19h. A iniciativa é considerada um marco para a história religiosa do estado.

Fundada em julho de 2023, a Aelpa reúne importantes figuras do cenário evangélico paraense. O número de membros da academia, 72, é uma alusão aos 72 tradutores da Bíblia.

A instituição tem como objetivo fomentar a cultura bíblico-evangélica na sociedade paraense, possuindo caráter cultural, literário, linguístico, científico, artístico, teológico e filosófico. Atualmente, a Aelpa é presidida pelo professor Jorge Paulino Duarte Araújo, doutor em crítica literária pela PUC-SP.

Entre os membros da Aelpa, destacam-se líderes religiosos como os pastores Samuel Câmara, Phillipe Câmara, Océlio Nauar, Josué Bentgson, Josuberti Costa, Fernando Viana e Raildes Nascimento. A academia também conta com a participação de políticos como o senador Zequinha Marinho, o deputado federal Raimundo Santos, o deputado estadual Martinho Carmona e o vereador Ronisteu Araújo. Magistrados também integram a Aelpa, incluindo a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), desembargadora Sulamir Monassa, o desembargador do TRT-8 Itamar Fernandes, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) Nazaré Saavedra e o juiz do TRT-8 Ney Maranhão.

A programação do evento incluirá apresentações musicais de uma orquestra e um coral formados por membros da Assembleia de Deus e da Primeira Igreja Batista (PIB), promovendo a integração entre as denominações. O acadêmico Anderson Tavares fará uma palestra sobre os impactos da Reforma na atualidade. Adicionalmente, serão entregues troféus a autoridades do Estado do Pará e líderes da Igreja Evangélica.

O presidente da Aelpa, Jorge Paulino Duarte Araújo, ressalta a importância do evento, destacando que é a primeira vez que o estado do Pará celebra o Dia da Reforma Protestante de forma organizada e estruturada. A iniciativa visa promover a união entre as igrejas e proporcionar uma reflexão teológica sobre o tema. A data oficial da celebração é 31 de outubro, mas o evento foi antecipado para o dia 30 devido à disponibilidade do teatro.

Fonte: www.oliberal.com

ANÚNCIOS

// bombando!

// Veja também