Profissionais da educação em Pernambuco participam de um curso intensivo para implementar a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Escolas. O evento, que reúne cerca de 80 integrantes dos Núcleos de Atenção Psicossocial nas Escolas (Napses) e do Comitê Intersetorial do Sistema Estadual de Atenção Psicossocial nas Escolas, foca na aplicação prática da legislação em vigor.
O curso, com duração de dois dias, aborda a evolução da legislação sobre saúde mental, a importância do cuidado em liberdade e da desinstitucionalização, direitos humanos, intersetorialidade e o papel crucial dos estudantes e famílias. Também são discutidos o contexto nacional e regional da saúde mental infanto-juvenil.
O encontro centraliza-se na Lei nº 14.819, de 2024, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Oficinas e debates são realizados para adaptar o protocolo de suporte psicossocial às escolas do estado. Um esboço inicial da formação para educadores e gestores escolares é apresentado, seguido de um momento de escuta para que a proposta final esteja alinhada com a realidade e as necessidades locais.
A iniciativa visa fortalecer a capacidade técnica e política da comunidade escolar para implementar a legislação, estimular a criação colaborativa de um Plano de Ação Estadual e alinhar ações entre diferentes áreas. A promoção da saúde mental de crianças e adolescentes nas escolas é um dos principais focos, com ênfase no papel dos professores na identificação precoce de problemas emocionais e comportamentais.
O curso busca desconstruir estigmas e preconceitos relacionados à saúde mental nas escolas, capacitando os educadores a lidar com situações desafiadoras e a criar estratégias para o desenvolvimento adequado dos alunos. Após a realização em Pernambuco, os resultados serão avaliados para verificar a possibilidade de expansão para outros estados.