Ah, o futsal feminino! Aquele esporte onde a gente finge que entende as táticas mirabolantes enquanto secretamente torce para alguém tropeçar no próprio cadarço. E, meus caros, o Brasil, essa potência que flutua entre o samba e o “toca pro Neymar”, resolveu dar um showzinho na estreia da Copa do Mundo de Futsal Feminino, lá nas Filipinas.
O Irã, coitado, entrou em quadra como quem vai à padaria comprar pão e saiu de lá como se tivesse sido atropelado por um caminhão de pães de queijo. Placar final? Um sonoro 4 a 1 para o Brasil. Quase uma partida de tênis, se não fosse pelos dribles, as canelas fritando e a emoção de ver a bola entrar (ou quase entrar) na rede.
As heroínas da vez? Ana Luiza, Débora Vanin e a estrela cintilante Emilly, que resolveu mostrar ao mundo que tem dois pés e sabe usá-los muito bem. Aliás, Emilly foi eleita a melhor jogadora da partida. Modesta, a criatura ainda disse que o mérito era da equipe. Ah, Emilly, pare de ser fofa e receba os holofotes que você merece!
E não pensem que a vida é fácil para as nossas jogadoras. Elas estão lá, suando a camisa (literalmente), para garantir o primeiro lugar no grupo D. A Itália, que meteu um vergonhoso 17 a 0 no Panamá, também está na briga. Imagino o Panamá voltando para o hotel e pensando: “Por que a gente foi inventar de jogar futsal?”.
O próximo desafio é contra a Itália. Promete ser um jogo emocionante, daqueles que a gente assiste com a mão no coração e gritando “chuta, criatura!”. E, para fechar a fase de grupos, um confronto com o Panamá, que provavelmente estará traumatizado e com pesadelos com bolas de futsal pelos próximos meses.
Mas, falando sério agora (só um pouquinho, prometo), é lindo ver o Brasil brilhando no futsal feminino. Afinal, talento por aqui não falta. O que falta, muitas vezes, é dar a devida atenção e apoio para essas atletas que se dedicam tanto.
E se você, assim como eu, adora uma boa fofoca esportiva e quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo da bola (e da bolinha), siga o Portal Pai D’Égua! Lá você encontra notícias, análises e, claro, muita zoeira para deixar o seu dia mais divertido. Afinal, a vida já é séria demais, né?
Clique aqui e descubra os segredos do sucesso do futsal feminino brasileiro! (Ou, pelo menos, veja umas fotos engraçadas das jogadoras comemorando). Créditos: Portal Pai D’Égua.