Alfabetização no Pará: EJA oferece nova chance a mais de 3 mil estudantes

Facebook
X
WhatsApp
Telegram
image-1

Mais de 3 mil estudantes no Pará estão trilhando um novo caminho através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa, que busca resgatar o direito à educação para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, ganha destaque no Dia Internacional da Alfabetização, celebrado nesta segunda-feira.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que a rede estadual oferece o EJA em 591 escolas, abrangendo tanto o ensino fundamental quanto o médio. O programa, viabilizado pelo Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, está presente em 144 municípios paraenses.

Com o apoio do Ministério da Educação (MEC), que financia bolsas, material didático e alimentação, o programa conta atualmente com 252 turmas distribuídas em 83 cidades. A meta da Seduc é expandir o programa para 750 turmas até 2026.

A história de Maria do Socorro, servente de 63 anos, ilustra o impacto transformador da EJA. Estudante da primeira etapa do ensino médio, ela relata que, apesar dos desafios, sempre nutriu o desejo de aprender a ler e escrever. Com o apoio da família e dos professores, Maria do Socorro hoje lê e faz palavras cruzadas.

João Guilherme Silva, de 15 anos, também encontrou na EJA uma oportunidade para retomar os estudos, interrompidos por mudanças de cidade. Cursando a quarta etapa do ensino fundamental, ele busca concluir sua formação e realizar o sonho de se tornar Policial Militar.

A diretora da Escola Maroja Neto, Ana Miranda, destaca a importância de uma metodologia diferenciada na EJA, que considere as vivências e necessidades dos estudantes. O professor de Matemática, Adolfo Franco, compartilha a gratificação de trabalhar com alunos de diferentes idades e adaptar a didática para atender às necessidades de cada um.

No âmbito municipal, Belém também investe na alfabetização de jovens e adultos. Entre 2022 e 2024, foram alfabetizados 3.357 estudantes através da rede municipal e do Programa Brasil Alfabetizado. Em 2025, seis turmas estão em andamento, atendendo 101 alunos. A meta é alfabetizar 11.036 pessoas até o final de 2025.

ANÚNCIOS

// bombando!

// Veja também