Facilidade para o cidadão em horário estendido
Os moradores do bairro da Marambaia, em Belém, contam com uma oportunidade estratégica para regularizar pendências documentais e acessar serviços públicos nesta quinta-feira (25). A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) promove a quarta edição do projeto Plantão Cidadão, com atendimento concentrado no período noturno, das 17h às 22h. A iniciativa busca atender, prioritariamente, trabalhadores que possuem rotinas incompatíveis com o horário comercial dos órgãos públicos.
O mutirão será realizado nas dependências da Escola Professora Leonor Nogueira, situada na Rua Cafezal. A estrutura montada no local visa centralizar diversos atendimentos, incluindo a emissão da nova carteira de identidade, orientações jurídicas e ações voltadas à saúde bucal, proporcionando maior agilidade e conforto aos usuários da região.
Conscientização e prevenção em pauta
Além da oferta de serviços básicos, a edição desta semana ganha um caráter educativo ao integrar a programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, realizada entre os dias 22 e 28 de junho. O foco das atividades informativas será o alerta sobre os riscos associados ao consumo de substâncias ilícitas e o uso de cigarros eletrônicos, especialmente entre o público jovem.
De acordo com a titular da Seju, a estratégia de unir cidadania e prevenção visa levar informações cruciais diretamente aos bairros. A ideia é que o ambiente de atendimento, que naturalmente atrai um grande fluxo de pessoas, sirva como um canal de diálogo sobre saúde pública e bem-estar social.
Orientações para o atendimento
Para garantir a emissão de documentos, como o RG, os interessados devem comparecer ao local portando os documentos originais e cópias exigidos pelos órgãos emissores. A organização reforça que, no caso de crianças e adolescentes menores de 16 anos, a presença de um responsável legal é obrigatória. O pai ou a mãe deve estar munido de um documento oficial com foto para validar o processo.
A iniciativa reflete um esforço do Estado em descentralizar o acesso a direitos fundamentais. A descentralização de serviços é uma demanda recorrente das comunidades da Região Metropolitana de Belém, que buscam reduzir filas e otimizar o tempo gasto em deslocamentos para centros administrativos.
O Portal Pai D’Égua segue acompanhando as ações de cidadania e os principais eventos que impactam o cotidiano dos paraenses. Continue conectado conosco para se manter informado sobre as iniciativas que transformam a realidade da nossa capital e de todo o estado, sempre com a credibilidade e o compromisso jornalístico que você já conhece.
As informações apresentadas nesta matéria são baseadas em dados divulgados por autoridades competentes. O caso pode receber atualizações conforme o avanço das investigações.