Esperança Renasce na Amazônia: Projeto Devolve Dignidade a Vítimas de Escalpelamento

Facebook
X
WhatsApp
Telegram
O Liberal
O Liberal

Belém foi palco, nesta terça-feira (23), do lançamento do projeto Renova Amazônia, uma iniciativa solidária que visa oferecer um tratamento integrado e restaurador a vítimas de escalpelamento, um grave acidente que afeta comunidades ribeirinhas da região amazônica. O evento ocorreu na Casa COP – Espaço Leal Moreira, localizada na avenida Visconde de Souza Franco, no bairro de Nazaré.

O Renova Amazônia busca prevenir novos casos e, principalmente, devolver a autoestima, a dignidade e renovar as perspectivas de vida das mulheres ribeirinhas que sofreram esse trauma. O projeto é uma ação conjunta dos escritórios Pinheiro e Mendes Advocacia (PMA) e Fonseca Brasil Advogados, em parceria com a Leal Moreira e com a realização da Ampla Amazônia Plataforma de Liderança, tendo como embaixadora a conselheira do TCE-PA e primeira-dama do estado, Daniela Barbalho.

O cirurgião plástico Eduardo Fakiani, de São Paulo, explicou que o projeto atuará em duas frentes: prevenção, com foco na proteção das rabetas dos motores, e recuperação, com ênfase na reintegração social e emocional das pacientes, através de próteses capilares que visam restaurar a autoestima.

O advogado Giussepp Mendes, idealizador do projeto, destacou a escolha estratégica do tema. Segundo ele, o escalpelamento é um problema emblemático da região amazônica, onde os rios são vias de transporte essenciais, impactando diretamente as populações ribeirinhas. Mendes também ressaltou a importância dos parceiros, como a Leal Moreira, que se dispôs a reconstruir o hotel de trânsito para acolher pacientes no período de cirurgia e pós-operatório, e a Fazenda Carioca, que fornecerá proteínas para a alimentação. A Unama também participará com serviços de odontologia, psicologia e assistência social, abrangendo grande parte do projeto.

O dermatologista paraense Paulo Viana, anfitrião local, enfatizou a necessidade de expandir a rede de cuidados às vítimas. Segundo ele, embora o atendimento exista, ele precisa ser ampliado. O projeto reúne cirurgiões plásticos, dermatologistas, otorrinolaringologistas, oftalmologistas e outros especialistas para oferecer um atendimento mais completo a essas mulheres. André Moreira, da Leal Moreira, destacou o caráter colaborativo da ação, afirmando que cada parceiro contribui com o que pode para reformar os espaços do abrigo, proporcionando um acolhimento mais digno às pessoas que buscam os implantes.

Fonte: www.oliberal.com

ANÚNCIOS

// bombando!

// Veja também